quinta-feira, 20 de junho de 2013

Política, ideologias, modos de vida

Esquerda, direita, libertário e conservador. Sobre duas retas, separando as duas primeiras das duas segundas, podemos resumir diversos pensamentos ali enquadrados. E mesmo para lembrar, o Political Compass utiliza desta(http://www.politicalcompass.org/)
Então podemos pensar aqui que determinadas ideologias políticas geralmente são melhor caracterizadas pelos dois primeiros itens do o segundo.
Capitalismo e Comunismo, melhor colocadas como direita e esquerda; apesar de serem comumente associadas a primeira com liberal e a segunda com conservador, o que na prática se deu com as duas conservadoras. Mas e quanto ao mais sólido do conservador e liberal? Das ideologias, o Anarquismo é que mais se aproxima do liberal absoluto, a liberdade absoluta; enquanto que no conservadorismo poderíamos depor a forte influencia religiosa em contato direto com a política, sendo que as religiões em si são ideologias de carácteres radicais. Na realidade, um sindicato trabalhador seria o mais próximo do entre-meio dentre o liberal e o conservador, por vez que o governo em si já adquiri por si só como consolidação certo conservadorismo.

Mas então, utopias são? Nossa política atual não é perfeita e, de fato, nenhuma é. Porém, cada uma possui o seu caráter Utópico e Corrupto, podendo que substituamos estas palavras por Positivo e Negativo, simplesmente. E por estas sitadas, poderias eu aqui tentar de inicio equivocadamente apontar quais seriam estas, mas seria imprudência depor estas sem uma explicação um tanto melhor posta sobre todas.

Comecemos então pelo Capitalismo. A ideia sob a qual, como indivíduos, produzíamos determinados produto, contudo não conseguiríamos tudo o que necessitamos sem alguma negociação com outros. O escambo, ou popularmente, a troca de produtos se inicia e nesta, para uma facilitação geral por motivos óbvios, algum objeto acaba tomando o lugar para facilitar a solução, tal qual por certo tempo o sal, mas depois metais duráveis e de valor, como o ouro. Até então passarmos para o dinheiro, com papéis atestando a porcentagem do ouro para a troca de mercadorias.
Aqui se facilita e acelera muito o processo de trocas e força a interação dos indivíduos de certa forma. Porém, a partir disso, sem supervisionamento ou até com este, pode acontecer o mercado de coisas sob as quais não estamos atualmente de acordo, como drogas pesadas, escravos e determinadas armas de destruição em massa.

Seguindo então com o Comunismo, ou Socialismo; Tentando ater-se aqui ao ponto cooperativo sem considerar conservadorismo ou liberalismo. A cooperação máxima dos indivíduos, sob a qual a massa deve discutir para tal em relação dos trabalhos e recursos para todo o grupo e a distribuição igualitária no geral. De certa forma, pode-se ver certas ideias de Democracia aqui, mas falada apenas posteriormente.
Ao ponto, vemos que se baseia na essência do cooperativismo social humano, tentando ver e solucionar o problema de todos. Sob boa educação e informação, um sistema funcional verdadeiramente Democrático. Na ignorância, algum pode se sobressair as custas de outros e/ou poucos trabalhando ao máximo para manter o sistema.

Anarquia, a liberdade absoluta. Antes que pensem em caos, estamos falando de Anarquia e não Anomia. Agora podes estar a te perguntar o que cada uma, o que pelo que já dito fica óbvio. Anarquia não é ausência de ordem, mas sim a liberdade total do grupo, sobre a tal prospera sem governo ou governantes, aproximando também do ideal da Democracia para as decisões gerais.
Do positivo, a ideia fala por si só, mas ao negativo entraria principalmente ao caso de uma entrada despreparada intelectualmente para tal, uma vez que esta requere a cooperação de todos para que não caia na anomia.

Pelo lado conservador? Não cito religião ou algum governo atual, mas digo ao extremo deposto numa obra literária: 1984 - George Orwell. A origem do famoso Big Brother, não originalmente um Reallity Show, mas sim um governo ultra conservador sobre o controle de tudo. O lado positivo? Idealizadamente talvez a segurança, mas no negativo podemos considerar o controle total, até talvez como na obra: O pensamento.

E a Democracia? Do povo, pelo povo e para o povo, já dizia Abraham Lincoln. Adotado tal conceito como absoluto, ele é o que é e não se trata de escolha da maioria ou do voto popular, mas um dos conceitos mais atentos a sociedade, de pronto que é o povo a decidir para o povo, de acordo com todos os integrantes do povo. Podemos ver que nosso sistema não é bem uma democracia, como bem pensamos, apesar de estarmos um tanto próximos desta.

Hmn, Política... Apenas um reflexo dos ideais e atuações da sociedade em geral. Há mais ainda para se falar, para se discutir.

Também, para os que estão antenados nos protestos e/ou na situações politica em geral:
"Se os protestos soubessem disso"
"Na Islândia, o povo fez o governo se demitir"
"O sonho americado(Ou, pesadelo humano)